Edições anteriores

  • Heringeriana
    v. 18 (2024)

    Folhas juvenis de Amphilophium bauhinioides (Bureau ex Baill.) L.G.Lohmann, uma trepadeira da família Bignoniaceae, endêmica do Brasil. A busca por suportes adequados representa um aspecto fundamental para o êxito das trepadeiras, que empregam mecanismos e estratégias de forrageamento direcionado visando à obtenção de apoio estrutural. Após alcançar o ápice de seus hospedeiros, algumas trepadeiras prolongam seu crescimento em busca de suportes mais elevados, enquanto outras se beneficiam de uma sequência de suportes para atingir as camadas superiores da copa. Estas táticas de escalada destacam sua significativa contribuição para a conectividade e a organização dos ecossistemas florestais. Foto, edição da capa e texto: M.R.V. Zanatta.

    ISSN 2359-165X

  • Heringeriana
    v. 17 (2023)

    Hygrocybe miniata (Fr.) P. Kumm., conhecido como vermelhão, é um pequeno cogumelo vermelho brilhante ou vermelho-alaranjado cosmopolita, que se encontra em todo o mundo. O chapéu (ou píleo) vermelho-amarelo é inicialmente convexo, depois se achata e torna-se deprimido com bordas onduladas; é higrófano com pequenas escamas que podem ser vistas com uma lupa. Foto: E.N.F. Souza. Edição da capa e texto: M.R.V. Zanatta.

  • Boana raniceps

    Heringeriana
    v. 16 (2022)

    ISSN 2359-165X Capa: Perereca quarenta e três (Boana raniceps), anfí­bio da famí­lia Hylidae. Seu nome popular é uma onomatopéia do canto. É uma espécie amplamente distribuí­da pela região Neotropical, encontrada em corpos d'água permanentes ou temporários associados a matas de galeria e ambientes abertos naturais e antropizados. Foi recentemente encontrada no Distrito
    Federal em localidades constantemente amostradas, sugerindo que essa espécie colonizou recentemente a área. Foto: Reuber Brandão. Edição da capa: M.R.V. Zanatta.

  • Heringeriana
    v. 15 (2021)

    ISSN 2359-165X Capa: Foto de coruja-buraqueira (Athene cunicularia), ave de pequeno porte da famí­lia Strigidae. Além de privilegiada visão, a buraqueira possui uma ótima audição, conseguindo localizar sua presa com apenas este sentido. É uma predadora de pequeno porte com hábito carní­voro-insetí­voro, sendo considerada generalista por consumir as presas mais abundantes de acordo com a estação, tendo preferência por roedores. Costuma viver em campos, cerrados, pastos, restingas, planí­cies, praias, aeroportos e terrenos baldios em cidades. Coruja terrí­cola, tem hábitos diurnos e noturnos, mas é ativa, principalmente durante o crepúsculo. Foto: E.N.F. Souza. Edição da capa: M.R.V. Zanatta.

  • Fotos de orquí­deas da subtribo Zygopetalinae adaptadas de um dos artigos desta edição (Meneguzzo 2020). Da esquerda para direita: Paradisanthus bahiensis subsp. micranthus (Foto do usuário ââ?¬Ë?Orch' na Wikimedia Commons), Zygosepalum labiosum subsp. lindeniae (Foto de K. Senghas).Pescatoria violacea f. violacea (Foto de K. Senghas), Zygopetalum maxillare f. maxillare (Foto de T.E.C. Meneguzzo)

    Heringeriana
    v. 14 n. 2 (2020)

    ISSN 2359-165X

    Capa: Fotos de orquí­deas da subtribo Zygopetalinae adaptadas de um dos artigos desta edição (Meneguzzo 2020). Da esquerda para direita: Paradisanthus bahiensis subsp. micranthus (Foto do usuário ââ?¬Ë?Orch' na Wikimedia Commons), Zygosepalum labiosum subsp. lindeniae (Foto de K. Senghas), Pescatoria violacea f. violacea (Foto de K. Senghas), Zygopetalum maxillare f. maxillare (Foto de T.E.C. Meneguzzo). Edição da capa: M.R.V. Zanatta.

  • Série Biodiversidade do Jardim Botânico de Brasí­lia
    v. 1 (2020)

    Este é o primeiro volume da Série Biodiversidade do JBB, que tem como proposta manter as informações sobre a biodiversidade do Jardim Botânico de Brasí­lia (JBB) e da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasí­lia (EEJBB) atualizadas. Cada número será publicado com um número de ISBN próprio. Serão aceitos artigos nas seguintes linhas temáticas: 1) Guias de identificação de espécies; 2) Check-lists; e 3) Estudos ecológicos. A submissão dos manuscritos será de fluxo contí­nuo e serão avaliados por pares.

  • Heringeriana
    v. 14 n. 1 (2020)

  • Heringeriana
    v. 13 n. 2 (2019)

    Data de publicação efetiva: 18 de maio de 2020.
  • Heringeriana
    v. 13 n. 1 (2019)

    Data de publicação efetiva: 20 de fevereiro de 2020.
  • Heringeriana
    v. 12 n. 2 (2018)

    Data de publicação efetiva: 22 de novembro de 2019.
1-10 de 33